Parceria para inclusão tecnológica e social

Thumbnail: Parceria para inclusão tecnológica e social

É importante acreditar em atividades de inclusão tecnológica e social, e tão ou mais importante que isso é agir. Nesse sentido, o Sindicato Rural de Cornélio Procópio e a ForLogic Software realizam há mais de dois anos um projeto de inclusão digital para crianças carentes de 9 a 14 anos, com o objetivo principal de familiarizar as crianças com tecnologia da informação. Muitas vezes o projeto promove o primeiro contato dos alunos com a informática.
A execução desta ação é simples, o Sindirural disponibiliza o laboratório e os equipamentos necessários e a ForLogic colabora com as horas de voluntariado semanal para o treinamento das crianças.

Segundo Andréa Canário Nunes da Cruz, secretária executiva do Sindicato Rural de Cornélio Procópio, “O projeto de inclusão digital tem proporcionado o treinamento de crianças da zona rural e também urbana, levando a elas, além do aprendizado, a motivação para prosseguirem buscando novas fontes de trabalho”.A equipe do Sindirural também registrou o importante depoimento da menina Kawany, de 12 anos, que é aluna participante do projeto. “Meu pai veio até o Sindicato, ficou sabendo do curso e me matriculou. Hoje já aprendi também como usar os símbolos nos textos e vou receber um certificado que vai me ajudar a escolher uma profissão futura. Além disso, o professor nos ajuda muito, com uma aula alegre e divertida”, ressaltou Kawany.

Essa iniciativa vem abrindo espaço para novas idéias de responsabilidade social que estão em estudo para o segundo semestre deste ano. Tanto a ForLogic quanto o Sindicato Rural de Cornélio Procópio acreditam que é muito importante atuar para contribuir de alguma forma para a sociedade, e que essas iniciativas, mesmo que pareçam pequenas, podem fazer a diferença.