Somos ISO 9001:2015!

Thumbnail: Somos ISO 9001:2015!

Desde a revisão da ISO 9001:2008 para a versão 2015, temos trabalhado duro para difundir conhecimento sobre a nova norma. Acreditamos que a ISO 9001 deu um grande passo para a Gestão da Qualidade, acrescentando nos itens da versão 2015 mecanismos que ajudam a garantir que a certificação não vai mais ser apenas um papel na parede das diretorias.

Para a nova ISO, assim como para nós, as certificações são um incentivador da Qualidade, um motor que ajuda a movimentar os processos e, com isso, acelerar o crescimento das empresas. É inconcebível (para não dizer absurdo) fazer com que as pessoas invistam seis meses ou um ano de trabalho em uma implantação de Sistema de Gestão da Qualidade esperando que a recompensa seja um selo no site da empresa.

Por isso, durante a implantação do nosso SGQ, focamos em melhorar o que as pessoas fazem, em realmente incorporar as práticas da Qualidade aos nossos processos, e ficamos muito felizes em ver que o trabalho foi eficaz nesse sentido. Para a Colaboradora Thayna Gimenez, Designer, isso ficou bem perceptível: “Participei da auditoria da ISO 9001:2015 como auditada e como observadora. O mais legal dessa experiência toda foi ver como os processos funcionam e fluem de forma natural em cada departamento, os processos não são engessados em procedimentos, porque foram desenhados para retratar o dia a dia das pessoas. Foi muito legal!”, comenta ela.

Nós temos diversas certificações e buscamos fazer a transição para a ISO 9001:2015 da forma correta: antes de mais nada, focamos no engajamento, na conscientização, na capacitação da nossa equipe (formando quase 20 auditores líderes na ISO 9001:2015), e na melhoria dos processos. E tudo isso foi realizado com dois objetivos muito claros:

1º ter um time de profissionais capaz de ajudar da melhor forma possível as pessoas que acreditaram em nós para melhorar seus SGQs;

2º ter uma equipe de auditoria interna qualificada para identificar gaps de Qualidade da nossa empresa, estimulando a melhoria contínua internamente.

Como resultado de todo esse trabalho, fomos recomendados à certificação ISO 9001:2015 no final do ano passado, com direito a elogios da auditora e acreditamos profundamente que o maior ganho foi a organização em nossos processos, a melhoria nos produtos e serviços que nossos clientes utilizam e na nossa rotina de trabalho.

A recomendação é um ritual importante para quem busca excelência e nos ajudou a perceber que estamos no rumo certo, a partir dela, reforçamos nossa certeza de que precisamos, cada vez mais, priorizar a Qualidade! E isso significa buscar outras certificações que chacoalhem nossos alicerces e nos desafiem a implantar sistemas de gestão sem perder nossa identidade e cultura! Que venham então a 27001:2013, a NR 5, a recém lançada no Brasil ISO 37001:2017, e outras que nos ajudem a melhorar nossos produtos, serviços e nossa empresa como um todo!

Quanto a ISO 9001:2015, agradecemos a todos que conduziram esse processo, à equipe de auditoria interna (e também à externa, com destaque para a Auditora Lidiane – QMS Certificadora), aos colaboradores que implantaram a qualidade em seu dia a dia e, principalmente à Bianca Minetto e à Marina Beffa, que conduzem de forma ética, profissional e carinhosa os processos da Qualidade aqui da Forlogic!

 

Equipe responsável pela implantação da ISO 9001:2015 na Forlorgic e Auditora Externa Lidiane (QMS Certificadora)

Fernando Melo (Gestor de RH), Marina Beffa, (Gestora da Qualidade) Lidiane (Auditora da QMS), Bianca Minetto (Analista da Qualidade), Jackson Silva (Diretor Financeiro).